Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Documentário: entenda suas características

Realidade é o principal foco do gênero, fruto de grandes prêmios internacionais

Juliana Marcello

Tudo começou com o documentário de 1920, “Nanook, o Esquimó”, que mostra uma história de amor e sobrevivência de uma família de esquimós, acompanhando sua caça, pesca e migrações. O diretor norte-americano Robert Flaherty foi o primeiro a apresentar o gênero, caracterizado pelo excesso de exploração da realidade.


Entre as diversas características que o gênero apresenta estão a sua narrativa, que expressam a real intenção de demonstrar uma realidade, ou até mesmo de modelar e interpretar algum fato com propósitos educativos ou de entretenimento.


Esse tipo de filme deve ser assistido por aqueles que admiram coisas feitas de modo real, seja ele bom ou ruim, sem fugir do atual. Diferentemente dos longas-metragens, que são de maiores bilheterias e mostram coisas irreais ou de difícil alcance da realidade.


A proposta do blog “Documentário Brasil” é justamente mostrar a qualidade que os documentários brasileiros possuem, resultando em prêmios internacionais e levando o nome do Brasil a fora. Aos nossos leitores, contamos com a colaboração de todos, dando críticas ou sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário