Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

“Senna” conta a vida de Ayrton Senna dentro das pistas

Documentário é uma homenagem a trajetória profissional de um dos maiores ícones da fórmula 1

Isabella Castro


Imola, 1/05/1994. Ayrton Senna ocupava a sétima posição do GP de San Marino e estava prestes a chegar à curva Tamburello. Mas, a sua Willians não consegue fazer essa curva e acaba batendo no muro a uma velocidade de 310km/h. Senna não chegou a sair do autódromo com vida. Uma fatalidade que fez milhões de brasileiros chorarem. Esse é apenas um dos momentos que fazem parte do documentário “Senna”. Ao longo das quase duas horas a vida desse grande piloto de formula 1 é contada a partir de imagens de arquivo.

O fato mais estranho é que o documentário de um dos maiores ícones da formula 1 mundial e o maior piloto brasileiro de todos os tempos não foi idéia de um brasileiro. A direção de “Senna” é do londrinho Asif Kapadia, de “Um Guerreiro Solitário”, que conseguiu levar pros espectadores a vida de Ayrton Senna de uma forma primorosa. O roteirista do longa, o inglês Manish Pandei, era um grande fã do piloto, talvez o brilhantismo do documentário possa se dever em grande parte a isso.

O enredo é linear e narra a vida de Senna desde quando ele estreiou na formula 1, em 1984, até o fatídico acidente em 1994. A vida pessoal do piloto praticamente não entrou em cena no documentário. Os namoros com Adriane Galisteu e Xuxa somente são citados ao longo do filme. Além disso, podemos ter uma noção de como são (sujos) os bastidores desse esporte quando Senna é excluído de uma corrida em 1989 para Prost sagrar-se campeão.

O documentário opta por mostrar os fatos de uma maneira diferente. A estética da narrativa não é feita por cenários, e as pessoas que dão depoimentos sobre a vida do piloto não aparecem. Toda a vida de Senna é contada a partir de imagens de arquivo cedidas pela família e também por emissoras de televisão.

Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Viviane Senna falaram sobre a vida de Senna, porém seus rostos não apareceram. Podemos somente ouvir as vozes em off, que “conversam” com as imagens de arquivo. Imagens, aliás, que com certeza receberam um tratamento especial do diretor de fotografia Gregers Salt e, apesar de serem antigas, aparecem em bom estado no filme.


A edição de texto e de imagens andaram juntas e conseguiram um resultado muito bom. A primeira foi responsável por escolher frases marcantes e interessantes dos depoentes. Já a segunda teve um trabalho muito difícil, o de praticamente contar a vida do piloto em cima de imagens e conseguiu fazer isso sem confundir o espectador.

Quando entra em cena uma das brigas de Senna e Alan Prost, toda a emoção e nervoso da situação são passadas principalmente pela edição das imagens, com closes dos rostos de Senna e Prost, em reuniões que acontecem antes das corridas. Tudo o que é comentado em off, seja por depoentes ou por frases do próprio Senna, pode ser traduzido nas imagens.


A trilha sonora utiliza músicas para passar a emoção que estiver sendo retratada no momento. E é claro que toda vez que Senna subiu no lugar mais alto do pódio nós podemos ouvir o tradicional tema da vitória tocado nas transmissões da Rede Globo.


É emocionante rever as vitorias de Ayrton Senna da Silva, e triste relembrar o acidente que tirou a vida dele. “Senna” é indicado para pessoas que acompanharam a história desse ícone da formula 1 e também para aqueles que, como eu, sabem apenas de partes da trajetória dele.


Com o filme o espectador consegue captar o forte perfeccionismo apresentado por Senna dentro das pistas. Também é possível entender ,a partir das imagens de arquivo, toda a rivalidade que existiu entre Prost e Senna e, além disso, relembrar momentos marcantes como a primeira vitória do piloto em Interlagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário